Venha Conhecer quais plantas medicinais e alimentícias utilizar.

Porque Cozinha Inteligente ?

Porque é na cozinha o lugar de preparar uma alimentação inteligente.

E o que é alimentação Inteligente?

E o preparo de alimentos certos para seu corpo, refeições realmente saborosas e nutritivas, prepara uma alimentação inteligente é usar toda sua criatividade e elaborar seu alimento utilizando suas percepções desde o sentido, visão, olfato e paladar, porque as pessoas também se alimentam do que está em seu ambiente. É muito importante escolher alimentos saudáveis pois são eles os mais responsáveis por uma saúde.

Quais os Alimentos mais nutritivos?

Os alimentos que apresentam os compostos fitoquímicos

O que são compostos fitoquímicos?

O termo “fitoquímico” refere-se a um grupo amplo de compostos produzidos e acumulados nas plantas. Muitos desses compostos possuem atividades biológicas potentes em mamíferos, e alguns podem apresentar efeitos tóxicos quando ingeridos em altas doses. O interesse nesses compostos advém de vários estudos informando que uma dieta rica em frutas, vegetais, cereais integrais e leguminosas possa trazer benefícios à saúde e diminuir o risco de doenças crônicas degenerativas.

Como são classificados os Fitoquímicos?

Os fitoquímicos podem ser classificados como carotenoides, fenólicos, alcaloides, compostos contendo nitrogênio e compostos organosulfurados. Fenólicos são compostos que possuem um ou mais anéis aromáticos ou mais grupos hidroxil, e geralmente são classificados em ácidos fenólicos, flavonoides, estilbenos, cumarinas e taninos.

Os fitoquímicos são elementos químicos, não nutrientes, de origem vegetal, encontrados em frutas, verduras, leguminosas, grãos e outros tecidos vegetais, e que apresentam atividade biológica.

Mais de 5.000 fitoquímicos já foram identificados e estudados, mas a grande maioria permanece desconhecida. Os fitoquímicos se apresentam em composição e quantidade extremamente variável nos alimentos.

Os fitoquímicos podem ser classificados, quanto à estrutura química, em: compostos fenólicos, alcaloides, compostos nitrogenados, compostos organosulfúricos, fitoesteróis e carotenoides. Os dois grupos mais bem estudados e que apresentam grande importância na alimentação são os compostos fenólicos e os compostos carotenoides.

É claro que adicionar uma variedade saudável de fitoquímicos à dieta pode ter muitos benefícios, mas muitas pessoas se perguntam por onde começar.

Então essa oficina objetiva mostrar como você pode preparar alguns desses alimentos de forma fácil e prática e aproveitas todos esses benefícios.

Equipe ISA