O Instituto do Saber Ativo (ISA) foi fundado em 13 de março de 2020, pela Profa. Dra. Isa Bieski com o objetivo de promover a formação, técnica e científica na área das Plantas Medicinais, com ética, responsabilidade social e ambiental, e, assim, estimular a difusão da Fitoterapia no Brasil para seu uso seguro e racional voltado ao desenvolvimento humano, à melhoria da qualidade de vida e à valorização da Biodiversidade Brasileira.
Hoje o Instituto ISA conta com a participação de 10 Tutoras Voluntárias e 8 Profissionais Colaboradores do Instituto Isa, além de muitos outros profissionais renomados do Brasil que tem colaborado nos eventos científicos, Lives e cursos.
A proposta do Instituto ISA é organizar eventos científicos, cursos livres, Lives e Especialização.
Porém o Instituto ISA também tem a preocupação social, ambiental e cultural e por isso realiza cursos gratuitos disponíveis a população do Brasil e Exterior.
O Instituto ISA tem parceria com a Rede Fitos e o Conselho Federal de Farmácia. Até o momento o Instituto ISA já realizou 1 Simpósio Brasileiro Online de Fitoterapia, 12 Cursos tantalizando a participação de 1400 alunos; 60 Lives realizadas com convidados várias partes do Brasil e Angola.
Para 2021, estão previstos Ciclo de Live’s, cursos de formação complementar, Oficinas, Webinar, Wharkshop e Especialização em parceria com uma Instituição de Ensino Superior, além do 1º Congresso Internacional Online de Fitoterapia e o 2º Simpósio Brasileiro Online de Fitoterapia. Todas essas ações visam ampliar e fortalecer a difusão da Fitoterapia no Brasil.
O Instituto Isa está aberta a novas parceria com demais instituições e profissionais do Brasil e Exterior.
Algumas plantas medicinais são usadas para fortalecer o sistema imunológico e promover a saúde geral, ajudando a prevenir doenças antes que elas se desenvolvam.
As plantas medicinais são fontes naturais de substâncias químicas que podem ter propriedades medicinais.
Em muitas comunidades, especialmente em regiões rurais e países em desenvolvimento, as plantas medicinais são mais facilmente disponíveis e acessíveis do que medicamentos farmacêuticos convencionais.